O povoado Babaçulândia, às margens do caudaloso rio Tocantins, surgiu em junho de 1926, quando Henrique Brito fixou-se no local com um pequeno estabelecimento comercial.
Sob a influência do babaçu, nativo e inesgotável, iniciava-se o povoamento que recebeu o nome de ″Nova Aurora do Coco″, que assinalava o esplendor da fonte de riqueza do Babaçual no extremo norte.
Em divisão administrativa de 1933, já o povoado aparece como distrito de Boa Vista do Tocantins, atual Tocantinópolis. Em 1938, apresenta-se como novo topônimo de ″Babaçulândia″, terra do ″babaçu″ abundante na região. Seu desenvolvimento teve passos lentos, baseado na exploração, por processo rudimentar do babaçu, além de pequenas lavouras e criação de gado, melhorando com a inauguração da rodovia GO-388 que dá acesso à BR-153.
Conhecida por suas belíssimas praias fluviais e suas paisagens naturais exuberantes. Localizada às margens do Rio Tocantins, a cidade oferece uma combinação perfeita de lazer, cultura e história, com seus pontos turísticos únicos e uma infraestrutura que tem crescido para atender os visitantes que buscam tranquilidade e contato com a natureza.
Babaçulândia é acessível por diversas rotas, facilitando a chegada de visitantes de diferentes localidades.
De Palmas (TO): Partindo da capital do Tocantins, percorre-se aproximadamente 400 km até Babaçulândia. O trajeto segue pela TO-010, passando por Araguaína, que está a cerca de 120 km de Babaçulândia.
De Araguaína (TO): Araguaína serve como um ponto estratégico, estando a aproximadamente 120 km de Babaçulândia. O acesso é feito pela TO-222,com estradas bem sinalizadas que garantem uma viagem tranquila.
De Imperatriz (MA): Para quem chega pelo Aeroporto Prefeito Renato Moreira, em Imperatriz, a viagem até Babaçulândia são aproximadamente 200 km. O percurso segue pela BR-010 e, posteriormente, pela TO-222, atravessando paisagens cênicas que enriquecem a experiência do viajante.
O que fazer em Babaçulândia
AS MELHORES AGÊNCIAS DA REGIÃO
2024 © Prefeitura de Babçulândia, Todos os direitos reservados.